Prática do coração

A Prática do coração

A prática do coração é quando aplicamos qualquer uma das diferentes meditações do coração à nossa prática diária – e isso pode ser tão simples quanto usar os passos 1, 2, 3 para nos conectarmos no início do dia (veja abaixo) ou sempre que nos sentirmos desconectados.

No dia a dia – você pode ouvir a meditação curta que indicamos abaixo nesta página – você também pode permitir que seu coração recite uma Oração que venha naturalmente do seu Coração. Temos muitos tipos de meditações no centro cardíaco e todas elas formam a prática do coração.

Podemos começar a usar qualquer uma das Meditações do Coração para nos ajudar a fortalecer a nossa conexão interior com a Unidade, com a Grande Fonte de Tudo, com a nossa Amada Presença Divina, até que esta se torne a nossa Casa, o lugar onde vivemos, permanecendo então sempre presentes no Coração.

Aqui estão alguns comentários de pessoas que integraram a Meditação do Coração em sua prática diária:

“Não acredito no aumento da minha capacidade de concentração, que é vital para um surfista profissional”

"Muito obrigado. “As meditações do coração estão salvando minha vida, pois estou passando por uma situação muito difícil neste momento.”

"Isso! Eu quero mais disso... dessa paz...”

“Suas meditações têm sido de grande ajuda e apoio para mim, principalmente durante minha recuperação de uma doença que sofri e por isso agradeço muito”

“A prática do Coração mudou tudo para melhor... a forma como me relaciono com as pessoas do trabalho, com minha família, meu companheiro, meus filhos... tudo fica mais leve de carregar e me sinto mais tranquila... e até mesmo aqueles ao meu redor estão percebendo minha mudança.”

“Que faixa estamos ouvindo hoje?” - de um casal antes resistente!

“As meditações do coração agora fazem parte da minha vida. Eles são simplesmente a maneira como vivo agora. Obrigado.”

“Meditação no Centro do Amor” é uma meditação simples de Prática Cardíaca de 7 minutos que o ajudará a experimentar uma mente calma, um coração aberto e uma vida feliz. É a tradução de Prem Devi de uma das meditações que faz parte do CD “Bênção do Coração” disponível em nossa loja em Ingles e também para download em MP3.

Buda disse: “O caminho não está no céu, o caminho está no coração”. E Jesus nos disse: “O Reino dos Céus está dentro”. Todos os grandes professores parecem estar dizendo: “Vá para aquele lugar. Foque! Fique aí – sem quaisquer expectativas e sem apegos. E você descobrirá que está em Casa e que nunca saiu dela.”

padma heart.jpg

A PRÁTICA DO CORAÇÃO É A BASE DO YOGA VIVIDO NO CORAÇÃO

Como base de todas as nossas práticas e do nosso modo de ser, A Prática do Coração nos ajuda a liberar nossa identificação com a mente e a transcender a mente limitada para o oceano infinito do ser, que pode ser acessado de forma simples e direta através do nosso centro espiritual: o coração. Este centro onde está o coração não deve ser confundido com o coração físico, a mente ou as emoções. Através da Prática do Coração, conhecemos e experimentamos a nós mesmos como um estado estável de ser, o oceano infinito de consciência - ou Deus, como também é frequentemente chamado. Quando fazemos da Prática do Coração a base de tudo o que fazemos e de tudo o que somos, o resultado é inevitável.

Ao iniciar a nossa meditação focando no Centro do Coração, no centro do Amor, quando a consciência começa a emergir naturalmente, ela é capaz de emergir através dos canais corretos, os Nadis corretos que a conduzem naturalmente ao chacra coronário e, eventualmente, à liberação.

heart practice jyoti chandra.jpg

A PRÁTICA DO CORAÇÃO NA VIDA DIÁRIA

Existem 3 elementos essenciais para ajudá-lo a usar a prática em qualquer momento ou ocasião do dia. É tão simples quanto 1, 2, 3

1 = Relaxe, 2 = Toque seu Coração, 3 = Sorria.

Passo 1 – “Relaxe” – respire profundamente levando o ar para até barriga e deixando o ar sair pela boca, expire com um longo e agradável suspiro várias vezes naturalmente para liberar qualquer tensão. Se quiser, você pode visualizar uma bela luz fluindo pelo seu corpo ou sentir um calor agradável movendo-se por qualquer uma das partes que podem estar tensas.

Passo 2 – “Toque seu coração” – o centro do Coração não é o coração físico ou as emoções. O coração físico é uma bomba localizada à esquerda da cavidade torácica e as emoções fazem parte da mente e do funcionamento mental (La Chittam). O coração de que falamos é um estado de ser estável que permanece sempre o mesmo. Podemos nos conectar com ele facilmente quando trazemos o contato físico para o local do corpo físico que se conecta com o centro do coração, que está localizado no centro do tórax, na altura das axilas. Podemos trazer ambas as mãos e cobrir o centro do coração, colocando uma mão sobre a outra. Ou podemos colocar apenas uma mão. Ou podemos fazer contato suavemente apenas com as pontas dos dedos. Ou também podemos usar o Mudra da Respiração do Coração - juntando as pontas dos dedos e segurando-os no centro do coração enquanto inspiramos, e soltando os dedos e apoiando a palma da mão no centro do coração enquanto expiramos - e continuamos com esta prática deste mudra simultaneamente com a respiração, ou podemos simplesmente deixar a palma da mão no centro do coração.

Passo 3 – “Sorrir” – Sorrir é uma parte necessária da prática. Você pode ser como um cientista e fazer o teste sozinho!

A Prática do Coração é a lente através da qual a luz divina brilha nesta tradição e nos transforma suave mas seguramente e reorienta a nossa falsa identificação com o ego/mente em direção à consciência infinita que somos.